FGV/EAESP lança cinco mestrados profissionais especializados para o segundo semestre

27/04/2016 - Jornal Dia Dia - Ray Santos
COMPARTILHE

São cursos de 18 meses nas áreas de finanças e controladoria, gestão de saúde, sustentabilidade, gestão de supply chain e varejo.  As aulas acontecem quinzenalmente no período noturno e, aos sábados, em período integral.  O aluno ainda pode montar a sua grade curricular com matérias dos outros cursos strictu sensu da FGV-EAESP, cursos online da rede GNAM e intercâmbio em uma das 70 escolas parceiras da FGV/EAESP

 

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) está com inscrições abertas para quatro novos cursos de mestrados profissionais.  São eles: Finanças e Controladoria; Gestão de Saúde; Sustentabilidade; e Varejo.  Já para o curso de Gestão Estratégica e Supply Chain, as inscrições serão iniciadas a partir de agosto.  Os cursos, com duração de 18 meses, visam a integração do ensino acadêmico com a prática.  Os alunos terão contato direto com os Centros de Estudos da FGV, participando ativamente de seminários, debates e pesquisas.

 

Outro diferencial é que o aluno pode montar sua grade curricular e fazer cursos on-line em pequenos grupos com alunos das universidades membros do GNAM (Global Network for Advanced Management) – programa que reúne mais de 28 universidades, entre elas: Yale, Berkeley, IMD e HEC – e também optar por disciplinas de outros cursos de mestrados oferecidos pela EAESP.

 

As aulas, que iniciam em agosto, serão quinzenais (período noturno) e aos sábados (período integral).  Caso o aluno prefira, alguns dos cursos serão oferecidos pelo inovativo sistema SNOC (Small Network Online Course), que reúne pequenos grupos de alunos, em que os professores conduzem as aulas cruzando discussões sobre conteúdos assíncronos, como leituras orientadas, exercícios, casos e aulas teóricas gravadas com discussões centradas no aprendizado do participante.  No término do curso, com a entrega do trabalho de conclusão de curso, o aluno recebe o título de mestre.

 

O processo seletivo consiste de inscrição, avaliação da documentação enviada e entrevista pessoal, para aqueles que moram em São Paulo, ou via Skype para quem reside em outras cidades.

 

“A FGV/EAESP tem os Centros de Pesquisa em Administração mais tradicionais do Brasil.  Criamos os Mestrados Profissionais Especializados como forma de transferir o conhecimento acadêmico aplicado de ponta produzido por estes centros, proporcionando uma formação que apenas a única instituição com a tripla acreditação poderia proporcionar (AACSB, EFMD-Equis e AMBA).  O objetivo do curso é trazer ao participante o conhecimento acadêmico aplicado de ponta aliado à prática e à vivência dos profissionais de mercado.  Além disso, o aluno terá um professor-tutor para orientar as escolhas das disciplinas e todo o seu percurso”, explica o professor e coordenador dos novos programas de mestrado, Gilberto Sarfati.

 

Conheça os cursos:

 

Mestrado Profissional em Finanças e Controladoria – desenvolvido por professores com conhecimento de ponta na área, empresas e executivos parceiros do Instituto de Finanças, o curso conta com a parceria da ACCA (Association of Chartered Certified Accountants), e, caso o aluno queira a certificação da ACCA, ele tem a isenção de nove das 14 provas exigidas pela associação.  Entre as disciplinas: Direito Empresarial e Responsabilidade Corporativa (ACCA-F4); Global Financial Reporting (ACCA-F7); Tax Strategy (ACCA-F6); Finanças Internacionais; Desafio Competitivo: Apresentação, Seleção e Solução de Problemas Reais; entre outras.

 

Mestrado Profissional em Gestão de Saúde – Esse curso é voltado para profissionais da área de saúde em geral, e o aluno pode contar com o acompanhamento de coaching do Centro de Carreiras da EAESP.  Entre as disciplinas: Big data e saúde da população; Novos modelos de negócio na saúde; Novos modelos de organização na saúde; Qualidade e experiência do paciente; Qualidade e segurança em saúde; Redes e valor em saúde; Sistemas comparados de saúde; entre outros.

 

Mestrado Profissional em Sustentabilidade – Curso inovador, trabalha a conexão lógica e a integração entre os diversos temas da sustentabilidade em vez de olhar cada tema como uma disciplina isolada, assim como acontece na realidade profissional.  O conteúdo é ministrado a partir de dois projetos: o Projeto de Si Mesmo (PSM): processo autorreflexivo e vivencial de natureza transdisciplinar que visa a emergência do sujeito; e o Projeto Referência (PR), desafios reais em sustentabilidade a serem trabalhados em grupo ao longo de cada semestre.  Com rodas de conversa com especialistas, dinâmicas, casos, jogos etc. Há também as viagens de campo, para que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar a complexidade da sustentabilidade.

 

Mestrado Profissional em Varejo – O curso é divido em três semestres.  No primeiro, serão abordados os desafios e tendências de mercado, varejo on-line e multicanal e pensamento e planejamento estratégico.  Já no segundo, haverá temas como métodos estatísticos; otimização de processos e melhoria contínua; experiência de compra; logística e big data e métricas financeiras.  No último, a abordagem é sobre desenvolvimento de produtos e coleções; comunicação, novas mídias e redes sociais e projeto aplicado.

 

Mestrado Profissional Gestão Estratégica em Supply Chain – O curso tem seus três semestres divididos em dimensões.  A primeira, de Configuração, aborda disciplinas de inteligência de negócio; alinhamento estratégico na cadeia de suprimentos e gestão de cadeias globais.  A dimensão Operação é baseada em gestão de relacionamentos; gestão de desempenho; infraestrutura; logística em varejo e logística em saúde.  Já a dimensão de Transformação consiste em inovação disruptiva em SC; compartilhamento de conhecimento; e agentes de transformação em cadeia.

 

Para participar do processo seletivo, os interessados deverão se inscrever pelo site http://mestrado-profissional.eaesp.fgv.br/. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3799-7777.

 

Sobre a EAESP – Criada em 1954, a FGV/EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) é reconhecida como um centro de alto nível na pesquisa em Administração e na formação de líderes nas esferas empresarial, governamental e acadêmica.  Oferece graduação em Administração de Empresas e Administração Pública, cursos de educação executiva, mestrados e doutorados.  Sua qualidade e excelência no ensino são reconhecidas mundialmente.  Dentre 14 mil escolas de negócios no mundo, apenas 67 possuem a tríplice acreditação internacional e a EAESP é a única do Brasil a conseguir este feito, após passar por rigorosos processos de certificação internacional pelas três mais importantes acreditadoras do segmento educacional: Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB), European Quality Improvement System (EFMD) e Association of MBAs (AMBA).  Fonte: Insight Comunicação

27 de abril de 2016