Setor empresarial discute agenda para a Conferência Livre de Meio Ambiente

26/08/2013 - Gvces- Centro de Estudos em Sustentabilidade -FGV-SP
COMPARTILHE

A sustentabilidade na produção e no consumo e a redução dos impactos ambientais estão na pauta do evento preparatório à IV Conferência Nacional do Meio Ambiente

 

Com o objetivo de definir propostas e sugestões das empresas para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, será realizada a Conferência Livre de Meio Ambiente no dia 29 de agosto, das 8h30 às 17h30, na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

Tendo na pauta os temas de produção e consumo sustentáveis e da redução dos impactos ambientais, o evento é promovido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade (GVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), em conjunto como o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Força Tarefa de Meio Ambiente do Comitê Brasileiro do Pacto Global e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Na ocasião, estarão reunidos cerca de 100 representantes de empresas, setores e instituições para debater a gestão de resíduos sólidos. Desse modo, a Conferência Livre de Meio Ambiente será um fórum preparatório para a IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, que é organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e será realizada de 24 a 27 de outubro, em Brasília.

No evento preparatório, em São Paulo, o setor empresarial discutirá e definirá propostas e sugestões de ações sobre os eixos temáticos “produção e consumo sustentáveis” e “redução de impactos ambientais”, sob a luz do princípio de responsabilidade compartilhada.

Entre os principais desafios para o setor empresarial estão questões relacionadas à logística reversa e ao consumo sustentável, que impactam diretamente na produção, além de outras prerrogativas estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010.

 

Programação preliminar

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Palestra ‘Conferência Livre – instrumento de participação e engajamento empresarial para a questão dos resíduos sólidos no Brasil'

10h15– Mesa redonda ‘Resíduos sólidos – produção, consumo e impactos (socio)ambientais’

12h – Dinâmica para alinhamento conceitual

12h30 às 14h – Almoço livre

14h – Rodas de diálogo e elaboração das propostas

16h – Intervalo

16h20 – Priorização das propostas

17h30 – Fechamento

*Inscrições encerradas